Intranet Saiba mais
Intranet:

Energia Solar | Fotovoltaico

Energia solar é a energia proveniente do sol, podendo ser energia térmica e luminosa.
Esta energia é captada por módulos solares, que são formados por células fotovoltaicas transformando-a em energia elétrica. A energia solar pode ser utilizada em residências e empresas.

A energia solar é considerada uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, já que consiste em uma fonte de energia renovável e limpa, que não emite qualquer tipo de poluente.

GERAÇÃO FOTOVOLTAICA NO BRASIL

No Brasil, apesar do enorme potencial fotovoltaico de seu território, e divergindo de diversos outros países do mundo que vem inserindo a fonte solar em suas matrizes energéticas há mais de dez anos, somente em 2012 a ANEEL, que é a agência reguladora de energia elétrica no país, estabeleceu regras para que esse mercado pudesse ser explorado tecnicamente e comercialmente.

A Resolução Normativa 482, atualizada pela Resolução 687 em março de 2016, estabeleceu as condições gerais para a instalação de micro (potência instalada menor que 100 kWp) e minigeração (potência instalada entre 100 kWp e 5000 kWp) distribuída no Brasil e estabeleceu o Sistema de Compensação de Energia.

Ao final do período de leitura é efetuado um balanço entre a energia gerada pelo sistema e a energia consumida da rede convencional. Caso a geração tenha sido maior do que o consumo, os créditos poderão ser utilizados nos meses seguintes, de maneira cumulativa, pelos próximos 60 meses, e o cliente pagará o custo de disponibilidade, que é taxa mínima para que a unidade consumidora seja atendida pela concessionária.

O sistema prevê ainda que os créditos podem ser utilizados em outras unidades consumidoras cadastradas para este e fim e atendidas pela mesma concessionária, desde que registradas no mesmo CPF ou CNPJ.

O estabelecimento de consórcios solares pode ser feito entre pessoas físicas ou pessoas jurídicas, de forma a se construir uma usina que beneficiará a todos os signatários de maneira proporcional. Também é possível que instalações fotovoltaicas em condomínios beneficiem todos os condôminos de maneira proporcional.

Achou ideal para você?
FAÇA SEU ORÇAMENTO!

RESOLUÇÃO NORMATIVA NÚMERO 482

O grande pontapé inicial para a energia solar no país se deu com a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica regulando a instalação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede de energia elétrica de baixa e média tensão no país.
Acesse a resolução através do link abaixo:

www.aneel.gov.br/cedoc/ren2012482.pdf