Feira do Empreendedor 2016

Participação da First Energy no Stand Sustentabilidade do SEBRAE

Energia solar fotovoltaica, sustentabilidade e oportunidades de negócio

 

Estamos vivendo um momento revolucionário na história da humanidade. Alguns estudiosos estão chamando este período, que compreende meados dos anos 80, perdurando pelos próximos 20 anos, de terceira revolução industrial.

Independente da denominação é um período de confluência da informação, globalização, aumento do poder lateral, energia distribuída e renovável cada vez mais acessível. Nesse contexto é compreensível o interesse cada vez maior do público geral no tema da sustentabilidade e como participar ativamente desse momento.

Tivemos a oportunidade de participar do Espaço “Oportunidades de Negócios Sustentáveis”, na Feira do Empreendedor 2016 do SEBRAE. O objetivo do espaço foi de apresentar aos visitantes oportunidades de negócios relacionadas à sustentabilidade, com foco em Água, Energia e Resíduos.

Além do nosso negócio, energia solar fotovoltaica, outros empreendedores da sustentabilidade apresentaram composteiras domesticas, mini cisternas para coleta de água, dispositivos de redução de vazão de água, conceitos de eficiência energética, inventários de emissões de gás carbônico, iluminação com lâmpadas LED, demolição sustentável, entre diversas outras soluções.

A ideia era mostrar ao público que já é possível ganhar dinheiro com sustentabilidade, que o valor de se trabalhar nesse negócio é muito grande. É ter a certeza de estar fazendo sua parte para a construção de um mundo melhor em todos os aspectos.

Falando especificamente sobre energia solar fotovoltaica apresentamos, como mentores de negócio, como um empresário pode iniciar um negócio no setor, que tipo de profissionais serão demandados pelo setor nos próximos anos, qual o público alvo no momento atual do mercado. Falamos também sobre custos da tecnologia e do seu funcionamento, como o mercado vem se desenvolvendo no Brasil, entre outros tópicos.

Impressionou a quantidade de pessoas interessadas no assunto, em desenvolver uma parceria técnica e/ou comercial, em discutir modelos de negócio viáveis para o setor no Brasil.

Saímos do evento confiantes de que o setor irá crescer rapidamente no Brasil, de que desenvolvemos diversos parceiros para todo tipo de negócio relacionado ao setor e de que o tema da sustentabilidade será cada vez mais recorrente no país.

É um caminho sem volta. Sustentabilidade e negócios estarão cada vez mais próximos.